"Standard Penetration Test"
O que é sondagem a percussão com SPT?
A sondagem a percussão com SPT é um método de investigação do subsolo utilizado para a obtenção de informações de características do terreno, necessárias para definir e dimensionar a fundação de uma futura construção (residências, edifícios, pontes, etc.).
É caracterizada basicamente pela resistência do solo à sua penetração. Para esta definição, são anotados número de golpes necessários para que um martelo de 65kg, caindo de uma altura de 75cm, crave o amostrador 45 cm no solo, em três intervalos iguais de 15 cm. Esta operação é realizada a cada metro, assim como a amostragem do solo.
As amostras coletadas são acondicionadas, etiquetadas e enviadas à empresa para análise táctil-visual do material por geólogo especializado.
As amostras extraídas recebem classificação quanto às granulometrias dominantes (silte, argila, areia), cor, presença de minerais especiais (micas, por exemplo), detritos vegetais e outras informações relevantes encontradas.
No Brasil, a sondagem a percussão com SPT é padronizada conforme a norma ABNT NBR-6484:2001 – Solo – “Sondagens de Simples Reconhecimento com SPT – Método de Ensaio”.
O que deve ter em um relatório de sondagem a percussão com SPT?
Os resultados da sondagem a percussão com SPT são apresentados na forma de perfis geológico-geotécnicos, que incluem:
- Composição e profundidade das camadas constituintes do subsolo;
- Nível de água, quando encontrado;
- Perfil geológico (símbolos das litologias);
- Número de golpes e gráficos de resistência à penetração;
- Croqui ou planta de locação dos furos com respectivas cotas topográficas.
Contrate a FX para a sua obra!