Graacc Graacc

nº: 0878776

Estaca Strauss

Sobre a Estaca Strauss

A Estaca Strauss é o tipo de fundação mais antigo de escavação mecânica que se têm conhecimento. Com a estaca strauss executam-se fundações em diversos tipos de solos. Ela é executada em concreto simples ou armado, moldada in loco, executada com revestimento metálico recuperável. A estaca strauss está disponível no mercado com cargas e características técnicas seguintes:

Capacidade de Carga Diâmetro Nominal Diâmetro Interno de Tubulação Distância Mínima do Eixo da Estaca
(t) (cm) (cm) A Divisa
       
20 25 20 15
30 32 25 20
40 38 30 25
60 45 38 30
80 55 48 45


Vantagens

A estaca strauss apresenta vantagem pela leveza e simplicidade do equipamento que emprega. Com isso, pode ser utilizada em locais confinados, em terrenos acidentados ou ainda no interior de construções existentes, com pé direito reduzido.
O processo não causa vibrações, o que é de muita importância em obras em que as edificações vizinhas, dada a natureza do subsolo e de suas próprias deficiência, sofreriam danos sérios com essas vibrações.

Por a estaca strauss ser moldada no local, fica acabada com comprimento certo, arrasada na cota prevista, não havendo perda de material nem necessidade de suplementação.

Nossos equipamentos para estaca strauss constam de um tripé de aço, um guincho duplo ou simples acoplado a motor a explosão (diesel) ou elétrico, uma sonda de percussão munida de válvula em sua extremidade inferior para retirada de terra, um soquete com peso compatível com o diâmetro da estaca, linhas de tubulação de aço, com elementos de 2,00 a 3,00 metros de comprimento, rosqueáveis entre si, um guincho manual (para máquina simples) para retirada da tubulação, além de roldanas, cabos e ferramentas.


Concretagem

Nesta etapa, a sonda é substituída pelo soquete.
É lançado concreto no tubo em quantidade suficiente para se ter uma coluna de aproximadamente 5,00 metros. Sem puxar a tubulação, apiloa-se o concreto formando uma espécie de bulbo.
Para a execução do fuste, o concreto é lançado dentro da tubulação e, à medida que é apiloado, esta vai sendo retirada com o emprego do guincho. Esta operação é realizada simultaneamente, para se evitar secção da estaca, que pode ocorrer caso a tubulação seja puxada e o concreto não seja apiloado.

Para a garantia da continuidade do fuste, deve ser mantida, dentro da tubulação durante o apiloamento, uma coluna de concreto suficiente para que o mesmo ocupe todo o espaço perfurado e eventuais vazios no subsolo. Desta forma, o pilão não tem possibilidade de entrar em contato com o solo da parede da estaca e provocar desbarrancamento e mistura de solo com concreto, o que pode comprometer a resistência da estaca.

A concretagem para estaca strauss é feita até um pouco acima da cota de arrasamento da estaca, deixando-se um excesso para o corte da cabeça da estaca.

Concreto utilizado deve consumir, no mínimo, 320 quilos de cimento por metro cúbico. É importante frisar que a coluna de concreto plástico dentro das tubulações, por seu próprio peso, já tende a preencher a escavação e contrabalançar a pressão do lençol freático, se existente.

 

CARACTERÍSTICA DA ESTACA
Diâmetro da Estaca Acabada (cm) Carga Admissível (kN) Distância mínima entre eixos (cm) Distância mínima do eixo à parede vizinha (cm) Consumo de materiais da estaca por metro
Areia (l/m) Pedra I (l/m) PCimento (saco 50 kg/m)
25 200 75 15 35 60 0,35
32 300 90 20 50 90 0,50
38 400 110 25 70 130 0,70
45 600 130 30 105 200 1,05

 

 


Início da perfuração

Com o soquete é iniciada a perfuração até a profundidade de 1,00 a 2,00 metros, furo este que servirá de guia para a introdução do primeiro tubo, dentado na extremidade inferior, chamado "coroa". Inicia-se assim a perfuração para estaca strauss.


Perfuração estaca strauss

Com a introdução da coroa, o soquete é substituído pela sonda de percussão, a qual, por golpes sucessivos e o auxílio de água, vai retirando o solo do interior e abaixo da coroa, e a mesma vai se introduzindo no terreno.
Quando a Estaca Strauss estiver toda cravada, é rosqueado o tubo seguinte, e assim por diante, até atingir a camada de solo resistente e/ou que tenha um comprimento de estaca considerado suficiente para garantia de carga de trabalho da mesma.
Procede-se a limpeza da lama e da água acumulada durante a perfuração, que ficam armazenadas no interior da sonda, com a inversão da mesma quando retirada da tubulação.


Galeria de Fotos


Estacas Strauss Estacas Strauss Estacas Strauss Estacas Strauss Estacas Strauss Estacas Strauss Estacas Strauss Estacas Strauss Estacas Strauss Estacas Strauss

Estaca Escavada Mecanicamente

Utiliza equipamento montado sobre uma esteira e com funcionamento hidráulico possibilitando grande versatilidade e perfuração em solo muito rijo.

Uma vez instalado e nivelado, o equipamento inicia a perfuração e, a cada 2 metros, faz a retirada da haste para a remoção de terra das lâminas.

Atingida a cota prevista em projeto e confirmadas as características do solo em comparação ao ponto de sondagem mais próximo, pode-se iniciar a concretagem da estaca.

As vantagens da escavada são:

  • grande mobilidade do equipamento;
  • grande produção do equipamento;
  • ausência de vibrações;
  • possibilidade de amostragem do solo escavado;
  • permite atingir a profundidade desejada e determinada em projeto;
  • possibilita a execução bem próximo às divisas.

Diâmetro da estaca

Ø 25cm

Ø 30cm

Ø 35cm

Ø 40cm

Ø 50cm




Carga suportada

até 30
ton

até 40
ton

até 60
ton

até 80
ton

até 130
ton

 

 

 

Estaca Escavada Mecanicamente








Rua Bertolínia, 30 - Jardim Soares - São Paulo - SP | Tel.: (11) 2961-9952 / 2961-9953
E-mails: fxsondagens@yahoo.com.br e fxsondagens@fxsondagens.com.br
©2012 F.X. Fundações - CREA-SP: 0878776 - Todos os direitos reservados site by OESP